Atendimento Infantil e Adolescente:

Temos que considerar que, a partir do momento em que a criança desenvolve suas percepções vai se formando sua personalidade. A figura do Pai e da Mãe são as primeiras e fundamentais referências. O importante no atendimento infantil é, por meio de um diagnóstico composto na maioria das vezes por uma boa anamnese (levantamento de informações gerais da criança) com os pais e em alguns momentos até com professores e pessoas envolvidas no cotidiano da criança, mais aplicação de testes específicos, detectar como a criança percebe todas as informações e referências que lhes são dadas e como estas estão agindo em sua dinâmica psíquica, para daí sim, iniciar o processo psicoterápico e orientar os pais adequadamente.



Atendimento Adulto:

Uma das questões mais importantes em um processo de Psicoterapia é a empatia com o profissional. Costumo dizer aos meus pacientes que, se no primeiro contato psicoterápico perceber fantasias que possam deixar o paciente desconfortável frente ao profissional, marcar outra entrevista com um novo profissional, mas nunca deixar de continuar a busca, pois o primeiro e mais difícil passo foi dado: "a decisão em se conhecer profundamente". Obviamente, temos que considerar que ali estará uma pessoa estranha e que dificilmente nos sentiremos a vontade em um primeiro momento.
O processo psicoterápico ajudará o indivíduo a se conhecer melhor, perceber os paradigmas e crenças que possam interferir negativamente em seu cotidiano e principalmente em sua felicidade.

breve

As vezes achamos ser muito mais fácil e cômodo julgar as pessoas pelas nossas frustrações ou fracassos. Dificilmente olhamos e pensamos o que podemos fazer para mudar o rumo, questionando qual é a minha parcela de culpa na situação, ou praticando algo positivo para um novo comportamento, uma mudança. Ficamos preocupados em lamentar, em agredir e perdemos um tempo precioso não evoluindo.